Ser Bibliotecário é muito mais que guardar livros, organizar-los, catalogá-los, enfim administrar uma biblioteca.
Ser bibliotecário é ir além do olhar daquele que busca ansiosamente por informações.
É traduzir suas necessidades reais, é ouvir o que não foi dito, é interpretar os seus silêncios, completar lacunas, inferir sobre o ponto de partida e de chegada da sua necessária busca de conhecimento.
Ser bibliotecário é dedicar-se com paciência na busca incansável da plena satisfação daqueles que anseiam por conhecimento e informação.
Ser bibliotecário é ter sempre um sorriso amigo, uma dica de leitura, uma palavra de carinho, para aqueles que muitas vezes buscam além de informações um refúgio entre os livros.
Ser bibliotecário é entender que a leitura, muito mais que um aprendizado é hoje uma necessidade social cada vez mais urgente da qual não podemos nos omitir.
Ser bibliotecário é trabalhar arduamente para que a informação, cumpra sempre sua meta, fazendo com que ela possa chegar cada vez mais àqueles que dela realmente necessitam.
Ser bibliotecário, é aprender a lidar, com todas as limitações ao seu redor e mesmo assim multiplicar
esforços para que possa satisfazer sempre os anseios de seus leitores.
Ser bibliotecário é olhar cada vez menos para si e sempre mais para sua frente, para aquele que é realmente a razão de ser do nosso trabalho: "Você", "Nosso Leitor".
Rosaine M. Mendonça
Nenhum comentário:
Postar um comentário